Açúcar light – realmente existe ou é mentira?

Olá galera, tudo bem com vocês?

Espero que sim…

Então gente, procurei saber um pouco sobre o famoso açúcar light ou açúcar magro, açúcar este que está na categoria de produtos para emagrecimento, muito vendido até.. mas será que realmente funciona?

Confira! :D

Vamos nos basear no açúcar do Grupo Cosan, a União, pois é marca de açúcar mais vendida no mercado brasileiro. No site deles diz o seguinte sobre o açúcar light (União Light):

“União Light traz o melhor dos mundos: o sabor do açúcar com menos calorias! O segredo é que União Light é feito com açúcar tradicional e uma pitadinha de sucralose (o único adoçante derivado da cana-de-açúcar). E essa pitadinha de sucralose é muito potente e aumenta o poder de adoçamento do açúcar, possibilitando o uso de apenas metade da quantidade habitual. Ou seja, naquele cafezinho, se você normalmente usa duas colheres de açúcar tradicional, pode usar uma só de União Light”.

Agora vamos ler as informações nutricionais?

Eu peguei três produtos da própria marca (União) para podermos comparar melhor, vejam:

UNIÃO LIGHT (açúcar light)

União Light

UNIÃO CRISTALÇÚCAR (açúcar cristal)

União Cristalçúcar

UNIÃO REFINADO (açúcar refinado)

União Refinado

% VD : A sigla significa percentual de valores diários e indica quanto o produto apresenta de energia e nutrientes para uma dieta de 2000 calorias (kcal) ou 8400 quilojoules (kJ).

Vamos aos nutrientes.. foi informado que a porcentagem de VD de carboidratos do açúcar light é de 1% e dos outros dois, de 2%.
A mesma coisa podemos ver no valor energético.. o açúcar light contém 10kcal e dos outros dois, 20kcal.

Agora, muito importante.. sublinhei até de azul. Aqui podemos ver se realmente o produto light é “pegadinha do malandro” ou não rs.

O que vocês acham?

Tcharãm! CONFIRMAMOS QUE O AÇÚCAR LIGHT DA UNIÃO NÃO É PEGADINHA! É PURA VERDADE!

Nos três produtos eles dão o valor nutricional UMA COLHER DE CHÁ, sendo assim, podemos confiar no açúcar light da marca União.

Algumas das vantagens em utilizar o açúcar light da marca União:

  • Ao trocar o açúcar convencional pelo light, você diminuirá pela metade a quantidade de açúcar no seu dia a dia, resultando na redução de 50% das calorias, bom para quem quer emagrecer;
  • Gastará menos açúcar, isso é economia;
  • O açúcar light (com sucralose) tem sabor semelhante ao do convencional e por isso não apresenta aquele sabor residual amargo, comum da maioria dos adoçantes;
  • A sucralose tem boa estabilidade em temperaturas elevadas, então pode ser usada em receitas que vão ao forno e fogão tranquilamente.

Obs.: o consumo de açúcar light é contra-indicado para dietas com restrição de açúcar, como no caso de diabéticos, justamente por conter açúcar tradicional.. no próprio site da União vem informando isso também.

Você já experimentou o açúcar light da União ou qualquer outra marca?

Aquele abraço,

Assinatura

REFERÊNCIA:

Disponível em: <http://www.ciauniao.com.br/produtos/Uniao_Light_Saches>. Último acesso: 04 fev. 2013.

Disponível em: <http://www.ciauniao.com.br/produtos/Uniao_Cristalcucar#info-nutri>. Último acesso: 04 fev. 2013.

Disponível em: <http://www.ciauniao.com.br/produtos/Uniao_Refinado#info-nutri>. Último acesso: 04 fev.

Leia também:

18 pensamentos em “Açúcar light – realmente existe ou é mentira?

  1. Estou fazendo dieta e a primeira coisa que tirei do meu cardapio foi o açucar,troquei pelo açucar light ,so que da marca magro ja tive resutados,perdi 3 kg e reduzi 11 centimetros de abdomem posso afirma que o açucar light funciona mesmo!!

    • Mto boom Viviane! É verdade, realmente funciona e pouca gente conhece/acredita. Não conhecia essa marca, fico mto feliz que vc tenha citado para quem se interessar ter mais uma opção e tb pelos seus resultados! Qualquer dúvida pode estar me escrevendo! Grande abraço, Rodrigo.

    • Olá Anna, seja bem vinda! Poder pode, mas cuidado na quantidade, afinal, açúcar é açúcar. Adoçante artificial é bom prestar atenção na quantidade também, pois, é industrializado. Um abraço e sucesso!

  2. Estou usando, este açúcar, a 20 dias,não sou diabética,mas desejo eliminar por volta de 5 kg. Gostei da
    pesquisa,espero resultados.Pois o aspartame, além do gosto ruim, pode ser prejudicial.Nosso fígado agradece!!!

    • É verdade, Lena!
      Se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxica do que o açúcar. O fato de ser um composto mais novo preocupa um pouco, no sentido de poder avaliar as consequências de seu consumo no longo prazo. É talvez o adoçante artificial não-calórico considerado mais seguro.

  3. Olá, Rodrigo tudo bem?
    Estava pesquisando rótulos desse açúcar para justamente justificar para meus pacientes/ou quem tem essa dúvida que é pura pegadinha. Achei seu post e comecei a ler, achando que o final seria outro… Bem, quero te dizer que este açúcar light éééé sim mais uma pegadinha. Segue os links retirados do próprio site da União.
    União Fit / Light: Porção de 2,5 g (1/2 colher de chá) = 2,5g carbo ( na foto to seu próprio post tb está essa qntidade, repare)
    http://www.ciauniao.com.br/produtos/Uniao_FIT#info-nutri

    União Refinado ou o Cristal A Porção é de 5 g (1 colher de chá) = 5g carboidratos.

    Espero que os seguidores do blog leiam essa informação!!!!

    Abraços

    • É verdade, Aline! Não tinha reparado nisso, aliás, lembro que esse post eu tinha feito de madrugada, com mto sono rs (acredite, n é desculpa). Mas é lógico que eu vou apoiar o seu comentário né.. parabéns!!! Olha que outros nutricionistas já olharam o mesmo artigo e ainda apoiaram. Esse blog n tem censura. Espero que os leitores leiam o seu comentário..
      De qualquer forma, hj em dia o blog mudou totalmente o foco, açúcar nem pensar, esse post tb é meio antigo hehehe

      Mas mto obrigado pela participação e pelo toque!

      Gostaria de colocar o seu nome na lista dos profissionais?

      Aguardo a sua resposta.

      Grande abraço

  4. Olá Rodrigo!

    Uso adoçantes líquidos de stévia, mas vou também experimentar o açúcar ligth magro, minha mãe tem usado em sua dieta e gostou muito, vou ser adepto agora!
    Grande abraço!

    • É verdade, Jeane! Sugiro que não use açúcar (sacarose) e nem adoçantes. Se puder viver sem, melhor.. mas adoçantes certamente são menos tóxicos do que o açúcar. Eu quando uso opto pelo stévia. Um grande abraço

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Você acha que este artigo pode ajudar mais gente? Então COMPARTILHE =)